Ajude a combater a desigualdade social!


Nessa matéria quero falar um pouco sobre um programa de voluntariado internacional realizado pela ONG Americana IICD-Michigan onde eu estudei por quase um ano e que me proporcionou a maravilhosa experiência de ser um Instrutor de Desenvolvimento na África (Moçambique) por 6 meses.

O IICD é uma organização sem fins lucrativos, que apresenta um programa de treinamento para voluntários do mundo todo. Os primeiros programas começaram em 1987 em Massachusetts, mas outras unidades já foram abertas no decorrer dos anos. Na América do Norte, encontramos 4 unidades - Michigan, Caribe, Califórnia e Massachusetts.

Ao iniciar o treinamento na IICD, os projetos atuais são apresentados aos voluntários, e o time passa a obter todas as informações necessárias para iniciar a divisão de funções. São discutidos os projetos que cada um pretende seguir, e seu grau de carência. Neste momento todos podem apresentar suas habilidades e preferências, pois após todos os espaços preenchidos, cada voluntário passará a se dedicar a seu próprio projeto.

Embora a organização ofereça cursos de preparação, não pode ser comparada a uma escola de ensino regular. Todo treinamento é baseado no empenho de cada voluntário em se tornar apto a apresentar soluções às deficiências encaradas em seu país de atuação final.

Como o nome sugere, o papel de um Instrutor de Desenvolvimento é facilitar o desenvolvimento através da educação. Tem a função de desenvolver projetos comunitários e adaptá-los, junto com um time.

Não é necessária experiência e nenhuma habilitação específica. Será uma desafiante e exigente tarefa. Neste processo, o grande objetivo é se desenvolver e desenvolver a todos ao seu redor.

Os voluntários em geral estão entre a faixa etária de 18 a 60 anos e são de diferentes nacionalidades, como: Canadá, Quênia, Japão, Brasil, Dinamarca, Coréia do Sul, entre outras. Cada um apresenta um histórico bem diferente, o que faz com que cada voluntário aprenda muito com a convivência. Alguns terminaram o ensino médio há pouco tempo, outros já terminaram a universidade; alguns nunca tiveram um emprego e outros possuem uma variedade de experiências do mercado de trabalho.

A equipe de funcionários também é de diferentes culturas e com vasta experiência em projetos filantrópicos.

Instrutor de Desenvolvimento é o voluntário que inicia o programa IICD, para atuar nos projetos específicos de cada região.

Pessoas tornam-se um Instrutor de Desenvolvimentos por várias razões. Algumas se tornam pelo desejo de fazer algo bom a outras pessoas, outras porque gostam de viajar e aprender a respeito de outras culturas e algumas porque querem mudar sua trajetória na vida, e fazer algo útil a outras pessoas ao mesmo tempo.

Nós não caracterizamos uma escolha como sendo melhor que outra. O importante é cada um ter consciência de seu próprio caminho, e gerar frutos saudáveis provindos desta escolha.

Então, para um Instrutor de Desenvolvimento (DI) esta combinação e esta demanda política, é uma combinação saudável e interessante na busca dos objetivos. Ser capaz de combinar conhecimento e ação, e fazer desta combinação uma ferramenta da mudança, é de extrema importância para si e para comunidade.

Se você tem interesse em fazer parte de algo maior que você, não perca sua chance.

Para maiores informações, podem acessar o site http://iicdmichigan.org , ou entrar em contato comigo pelo meu e-mail : leonardopicarelli@hotmail.com

Leonardo Picarelli
0 Responses