Suécia autoriza caça de lobos pela primeira vez após 45 anos

Ecoturismo & Sustentabilidade

O governo da Suécia autorizou, a partir deste sábado, a caça de lobos no país pela primeira vez depois de 45 anos, após a decisão do Parlamento de que a população desses animais precisa ser reduzida.

Os caçadores interessados têm de obter uma licença, e cerca de 10 mil pessoas já teriam entrado com o pedido de permissão.

A autorização, no entanto, é para que se mate 27 lobos até o dia 15 de fevereiro, o que deve deixar a Suécia com uma população estimada em 210 animais.

Segundo a rádio estatal sueca, no condado de Dalarna, no centro do país, foram mortos nove lobos neste primeiro dia, o que fez com que a permissão fosse suspensa na região.

Regras

Pelas regras do Parlamento sueco, cada vez que um caçador atinge um lobo com um tiro, ele tem que se reportar às autoridades locais, para que se mantenha o rastreamento da matança.

Mas entidades que reúnem caçadores reclamaram da maneira como o abate está sendo feito.

"Há muitas regras e, a cada hora, os caçadores têm que ficar verificando qual é a quota permitida", disse Gunnar Gloersson, da Associação dos Caçadores Suecos, à Rádio Suécia.

"Temos vários problemas por causa dos lobos, pois eles atacam renas, fazendas de criação de animais e até nossos cães", afirmou.

Críticas

Grupos de defesa do meio ambiente também criticaram a medida, dizendo que a população de lobos no país ainda não havia chegado a um nível saudável.

A caçada está programada para terminar antes da época de acasalamento, que começa no início de fevereiro.

Os lobos quase foram extintos pela caça no sul da Escandinávia até a atividade ser proibida, em meados dos anos 70.

Os governos da Suécia e da Noruega trabalharam juntos para reintroduzir espécies nas florestas ao longo da sua fronteira em comum.

Em 1991, a Noruega autorizou o abate de alguns animais, o que na época gerou críticas por parte da Suécia.

Mas o Parlamento sueco recentemente decidiu que o país deve ter no máximo 210 lobos.

BBC Brasil
0 Responses