Aquecimento global, efeitos individuais

Esses dias eu estava lendo sobre alguns temas relacionados à sustentabilidade, poluição, efeito estufa e aquecimento global e todos esses assuntos que emergem quando ativistas e defensores do meio ambiente estão presentes.

O que eu tenho observado, e que tem me incomodado um pouco, é o fato de como a mídia tem explorado esse assunto e como esses tópicos são apresentados para nós em revistas, jornais e televisão.


O que eu quero deixar bem claro para vocês leitores é que a questão vigente hoje em dia sobre o meio ambiente não é só sobre o fato de que os ursos pandas lá da longínqua China estão desaparecendo, ou que os pobres ursos polares estão perdendo suas casas de gelo ou que as abelhas estão sumindo.

O que está em jogo é:

Será que teremos água potável para beber?

Será que teremos comidas para todos?

Como nossa saúde será afetada?

Conseguiremos ter crescimento econômico?
Agora talvez você perceba um pouco que o que está em jogo são nossas vidas e a maneira como vivemos hoje em dia. Eu não preciso ser um cientista para perceber que a Terra não tem reagido bem à maneira como nós a temos tratado. As temperaturas têm chegado a extremos e ao mesmo tempo em que tem derretido as calotas polares, tem matado milhares de pessoas. Ao mesmo tempo em que os ursos pandas não têm mais bambu para comer, milhares de pessoas não conseguem mais retirar da terra seu sustento e tem morrido de fome.

Eu só queria trazer mais pra perto da nossa realidade, um assunto que tem sido amplamente discutido. Saiba que nós somos os principais afetados. E dá próxima vez que alguém falar em aquecimento global, esqueça a cena de um ursinho polar branco isolado num bloquinho de gelo que vaga pelo oceano e pense nas inúmeras crianças que tem morrido no nosso sertão brasileiro devido à desertificação do solo e a impossibilidade de se retirar o alimento da terra.

Leonardo Picarelli
0 Responses