Espanha lidera maior projeto de pesquisa de energia oceânica

Ecoturismo & Sustentabilidade

Um consórcio liderado pela Iberdrola Ingeniería e do qual participam 19 empresas e 25 centros de pesquisa da Espanha desenvolverá o maior projeto mundial de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D, I) sobre energias renováveis oceânicas, batizado de "Ocean Lider".

O projeto, que conta com o apoio do Ministério de Ciência e Inovação espanhol, terá um orçamento de 30 milhões de euros (US$ 43 milhões), informou nesta terça a Iberdrola em comunicado.

Segundo a nota, o projeto terá como objetivo desenvolver durante os próximos três anos as tecnologias necessárias para a implantação de instalações integradas de aproveitamento de energias renováveis oceânicas.

Caso as expectativas se confirmem, os resultados do Ocean Lider terão um grande impacto econômico, social e ambiental e permitirão que a Espanha mantenha uma posição de liderança mundial no âmbito das energias renováveis, segundo a Iberdrola.

Em 2009, a companhia iniciou outros 20 novos projetos de P&D, I aos quais destinou 8,3 milhões de euros (US$ 11,9 milhões), 30% a mais do que no ano anterior.

Agência EFE
0 Responses