Pedalando sobre carros


Se depender do arquiteto búlgaro Martin Angelov, voar em uma bicicleta não será mais exclusividade dos ETs de filmes hollywoodianos. Ele desenvolveu um projeto chamado Kolelinia que sugere um novo meio de transporte urbano: as bicicletas voadoras.


A ideia é simples de entender, mas difícil de colocar em prática. Angelov defende a construção de uma espécie de ciclovia, que passe por cima das grandes avenidas e dos cabos de eletricidade.

A bicicleta circularia por uma espécie de canaleta e, na altura do guidão, haveria um cabo de aço para prender a magrela e dar mais estabilidade ao ciclista. Além disso, por questões de segurança, Angelov propõe que quem estiver pedalando também seja preso ao cabo de aço, por equipamentos que se assemelham aos usados em escaladas. (Entenda mais no site do Kolelinia)

O projeto mirabolante é uma alternativa para incentivar o uso de bicicletas e, assim, desafogar o trânsito das grandes avenidas, sem colocar em risco a vida dos ciclistas, que pedalam todos os dias pelas ruas das cidades com medo de carros, ônibus e caminhões.

E aí, o que você achou do Kolelinia? Teria coragem de arriscar umas pedaladas sobre a cidade?

Planeta Sustentável
0 Responses