PETROBRAS vai construir prédio verde em Santos (SP)


Está previsto para o mês de maio o início das obras do primeiro edifício com certificação de sustentabilidade ambiental de Santos, para abrigar a sede da UN-BS ( Unidade de Negócio de Exploração e Produção de Gás e Petróleo da Bacia de Santos) . “ O prédio será 10% mais econômico em energia. Terá menos uso de ar condicionado, com o mesmo conforto ambiental, e demandará menos energia elétrica, mas com iluminação adequada”, explicou o arquiteto do projeto, Ruy Rezende, acrescentando que também haverá reutilização de água.

O anúncio foi feito nesta terça (19/1), no salão nobre da prefeitura, durante reunião entre o prefeito João Paulo Tavares Papa e o gerente-geral da UN-BS, José Luiz Marcusso. O encontro contou ainda com a presença de técnicos da empresa, secretários municipais e autoridades políticas. “Todas as operações da Bacia de Santos serão coordenadas a partir do prédio”, disse Marcusso.

Na ocasião, foram apresentados detalhes da primeira torre, de 84 mil m2, que terá 16 pavimentos, sendo três de embasamento, mais dois andares de subsolo. O estacionamento contará com 1.194 vagas de veículos. O projeto da nova sede inclui Laboratório de Sedimentologia, três auditórios – um deles com capacidade para 300 pessoas - restaurante, biblioteca, Museu do Petróleo e da História da Bacia de Santos. A construção seguirá os parâmetros para obter a certificação LEED (Liderança em Energia e Desenho Ambiental, na sigla inglês) dada pelo United States Green Building Council (Conselho Americano de Edificações Verdes).

A previsão é que as obras de infraestrutura, como a realização das fundações e de outras ações de engenharia necessárias, deverão ocorrer até novembro deste ano. Em seguida, de janeiro de 2011 a julho de 2012, serão feitos os trabalhos de estrutura, ou seja, a construção do edifício, que terá capacidade para abrigar 2.200 funcionários.

Assessoria de Imprensa de Santos
0 Responses