'Santos Nossa Praia' distribui sacos de lixo para banhistas


Um cigarro demora dois anos para se decompor na natureza, um chiclete leva 5 e uma lata de alumínio demora mais de 100. Como o plástico existe apenas há um século, não é possível determinar seu grau de biodegradação, mas estima-se que um recipiente desse material resistiria centenas de anos até desaparecer, menos que uma garrafa de vidro, que leva um milhão de anos !!! Esses são alguns motivos pelos quais Santos segue na campanha de conservar a limpeza das praias e despertar a consciência ecológica dos banhistas.

Como acontece todos os anos, monitores ambientais da Prefeitura Municipal vão distribuir, na temporada de verão que vai de janeiro até o fim do Carnaval, cerca de 100 mil sacos de coletas de resíduos, além de orientar as pessoas quanto aos cuidados com o meio. Desse modo, latinhas e garrafas de bebidas, papéis, invólucros, bitucas de cigarros - por vezes até restos de alimentos - e outras tranquitanas levadas para a areia encontrarão destino certo, evitando prejuízos à fauna marinha e aos próprios banhistas.

Em cada final de semana, 15 mil sacos feitos de papel reciclado são distribuídos na faixa de areia entre o José Menino e a Ponta da Praia. A entrega é realizada atualmente por 21 jovens monitores ambientais, de 16 a 18 anos de idade, que recebem bolsa-auxílio. A ação conta com a supervisão de um técnico da administração muncipal e o suporte de cinco barracas de apoio, onde os jovens repõem o material, bebem água, alimentam-se e passam filtro solar.
"Não é uma simples distribuição de papel. Os jovens também falam aos banhistas da importância de levar o lixo da praia", explica a coordenadora de Políticas Ambientais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Maria Cecília Furegato. Para esse trabalho de conscientização ecológica, os monitores passam por treinamento e assistem a vídeos e palestras relacionadas ao tema do lixo, preservação do meio ambiente, comunicação e cidadania.

Cuidando do meio ambiente
O Projeto 'Santos Nossa Praia' teve início há dez anos e hoje integra o programa Santos Nossa Casa, que também prevê ações de conscientização nos morros e na Zona Noroeste de Santos. A iniciativa tem o patrocínio da Libra Terminais e parceria do Rotary Club de Santos – Ponta da Praia.

Assessoria de Imprensa de Santos
Foto: ANDERSON BIANCHI 
0 Responses