Chineses conhecem recuperação ambiental de Cubatão

Ecoturismo & Sustentabilidade

Um grupo de 25 chineses do Colégio Vocacional Zhejiang Tongji de Ciência e Tecnologia e de órgãos públicos da cidade de Wenzhou, a principal de província de Zhejiang, no litoral chinês, estiveram em Cubatão nesta quinta-feira (14) para conhecer técnicas de manejo de água e conservação de encostas.

O objetivo da visita, conta o vice-diretor do Colégio, Ding Jiangang, é obter informações para a formulação de planos de mitigação de inundações em regiões baixas. Apesar de ser uma região com cerca de 70% de seu território coberto por montanhas, a província de Zhejiang contém planícies inundáveis e deltas por onde corre uma série de rios em direção ao litoral do Oceano Pacífico, sem contar o Grande Canal da China, com mais de 1,7 mil quilômetros, que começou a ser construído no século VI e que une a capital Pequim à cidade de Wenzhou. “Esperamos através desta visita de hoje voltar com boas impressões para levarmos de volta”. Além de Cubatão, a comitiva passará por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Foz do Iguaçu.

Eles foram recebidos pelo secretário de Meio Ambiente, Vanderlei Oliveira, que apresentou aos visitantes as ações de recuperação ambiental realizadas em Cubatão, principalmente em relação às encostas da Serra do Mar, que renderam à cidade o reconhecimento da ONU. Após a recepção, o grupo visitou as instalações da Sabesp em Cubatão e foi conhecer os sistemas de barragens da Refinaria Presidente Bernardes e da Usiminas. Os viajantes aproveitaram e fizeram um passeio subindo a Serra do Mar por meio do trole da Usina Henry Borden.

Parceria estratégica - Durante o encontro, o chefe de gabinete da prefeitura, Gérson Rozo, destacou a posição atual de China e Brasil no cenário internacional como oportunidade para a província de Zhejiang e Cubatão iniciarem um “relacionamento” nas áreas econômica, cultural e transferência de tecnologia. “China e Brasil fazem parte de um grupo de países que estão dando esperança para o mundo”.

A secretária de Cultura e Turismo, Marilda Canelas, aproveitou a ocasião e apresentou à comitiva a vocação musical da cidade, que forma músicos em uma escola pública e mantém uma série de grupos musicais e de dança com recursos públicos. “Temos a Banda Sinfônica, a Banda Marcial, música renascentista, os corpos de dança. Se formos realizar parcerias, devemos mostrar o que temos uns aos outros”.

Zhejiang - Da milenar cultura chinesa, a província de Zhejiang é o berço da Yueju, um formato de ópera popular com uma história de mais de 800 anos apresentado diariamente até nos canais de televisão locais.

O Colégio Vocacional Zhejiang Tongji de Ciência e Tecnologia, criado em 2003, reúne faculdade e escola técnica com base na indústria de conservação da água, com cursos nas áreas de construção de hidrelétricas, engenharia hidráulica, apoio tecnológico à agricultura, design em arquitetura, desenho e planejamento urbano, artes decorativas, engenharia de produção automotiva e tecnologia de montagem, usinas de energia e sistema de energia elétrica, entre outros.

Alessandro Atanes

0 Responses