Um Haiti por dia


Mal chegamos na metade do primeiro mês de 2010 e já há noticias catastróficas suficiente no mundo para fazer um programa inteiro de retrospectiva.

Cada ano tem por si uma tragédia que o registra na história, seja por guerra, terrorismo,  ou calamidades naturais como vem sendo marcado o início de 2010, em poucos dias enchentes e desabamentos ocorreram em várias partes do Brasil, excesso de neve na Europa, terremoto no Haiti, tornado na Argentina.

As calamidades são tantas que esse último nem chegou a ser noticiado no Brasil, mas a população de diversas cidades da Argentina ainda tenta se recuperar de um tornado que ocorreu há poucos dias, o estrago foi mais material derrubando várias casas, árvores e telhados, deixando várias pessoas sem água e energia elétrica, devido a pouca quantidade de mortos os holofotes do mundo estão centrados na tragédia haitiana.
O Haiti tem seu território menor que o Estado de Alagoas, e problemas gigantescos desde muito antes do terremoto de 7 graus na escala Richter. Desde a virada do ano os jornais contabilizam vítimas, após a contagem de Angra dos Reis no Rio de Janeiro, foi a vez de Agudo no Rio Grande do Sul, agora as centenas de milhares de vítimas no Haiti.

Em ano de Copa do Mundo o ônibus com a seleção de Togo foi metralhado em Angola e tantos outros ataques terroristas continuam a ocorrer por todo o globo, a novidade é que esse ano a natureza também resolveu mostrar sua força com mais intensidade. A realidade resolveu superar a ficção.

Com tantos imprevistos o início de 2010 marcou a vida de muita gente e mostrou a fragilidade humana, fica no ar o sentimento de impotência diante de tamanha calamidade e o ano literalmente mal começou.

Laércio Guidio

0 Responses