Barraca de camping precisa de cuidados contra mofo e sujeira

Ecoturismo & Sustentabilidade

Quem está voltando de uma temporada no camping tem trabalho pela frente. Ainda mais se desmontou e guardou a barraca sem deixá-la bem limpa. "O ideal é passar um paninho úmido ou uma escova macia na barraca ainda montada", afirma Alexandre Miranda Higa, 20, que trabalha no departamento de camping da loja de esportes Decathlon.

Se você não fez isso, é bom pelo menos limpá-la em casa, pois guardá-la suja pode fazer com que ela dure menos do que se fosse mais bem cuidada.


"Se estiver muito suja, tem de lavar a parte interna", diz. "A externa, jamais [deve ir para o tanque], pois o tecido é impermeável e vai estragar."

Para que o equipamento seque, deixo-o à sombra.

Cuidados especiais
A engenheira de alimentos Camila Cavalheiro Maeda, 26, já aprendeu tudo isso. Ela começou a acampar em 2003, quando "se hospedou" na barraca de uma amiga. Depois da primeira experiência, comprou uma barraca em parceria com um ex-namorado. Primeiro perrengue: a barraca inundou. "Depois disso, prestei bastante atenção na qualidade quando fui comprar outra barraca", afirma Camila.

Com a nova, ela toma mil cuidados. "Geralmente acampo na terra, em cima de folhas. Não tem como não sujar. Então, na hora de ir embora, umedeço um paninho limpo e passo na barraca toda. Se não consigo limpar totalmente, continuo o processo em casa."

Mas, como ela mora em um apartamento, prefere fazer o processo de limpeza nos pais, que moram em uma casa na capital paulista. "É melhor porque lá posso esticar a barraca e deixar secando no quintal", diz.

Ponto positivo para ela, pois guardar a barraca molhada "é ruim para a barraca e para o dono", como diz o vendedor Higa, que trabalha no setor de camping. "A barraca vai mofar e, na próxima vez em que a pessoa for acampar, será obrigada a respirar aquele mofo todo."

Para evitar o mofo, não guarde a sacola em local úmido. E produtos antimofo podem ajudar a melhor conservá-la.

Primeira viagem
A seguir, veja dicas para quem nunca acampou ou para quem costuma acampar, mas ainda não sabe:

1- no carro, sempre transporte a sacola da barraca na horizontal. Na vertical, o peso das varinhas pode estragar o tecido da barraca.

2- ao montar a barraca, nunca estique demais o tecido, pois a costura pode rasgar.

Folha de São Paulo
0 Responses