Ecoturismo em Santo Antônio do Pinhal

Localizada a apenas uma hora e meia da capital paulista, a 1.143 metros acima do nível do mar, Santo Antonio do Pinhal é mais um destino encantador na Serra da Mantiqueira.

O aspecto bucólico da cidade sempre atraiu casais à procura do clima romântico do inverno e de tranqüilidade. Mas a cidade cresceu, e cada vez mais seduz praticantes do ecoturismo, aventura e famílias em busca do contato com a natureza.


Jardins dos Pinhais Ecco Park
Explorar o primeiro parque de jardins temáticos do Brasil é um programa que não pode faltar em sua visita à cidade. O parque visa além da observação e contemplação, despertar a sensibilidade das pessoas de todas as idades em relação à preservação ambiental. Desvendar os caminhos traçados pelos oito jardins: Montanhês, Japonês, Canadense, Italiano, Jardim dos Beija-Flores, das Bolhas, Desértico e Tropical, é uma experiência ímpar. Os ambientes, harmoniosamente decorados, retratam ecossistemas diferentes exaltando a beleza e o encanto das espécies de plantas de diversos lugares no mundo, passeio enriquecido com as informações de monitores experientes que acompanham cada grupo.

Ao terminar o passeio pelos jardins, fomos convidados a prática do arvorismo, que proporciona uma interatividade lúdica e intensa com a bela natureza da Mantiqueira. Ao final da atividade, uma tirolesa levou-nos do alto de uma Araucária ao chão em poucos segundos, uma aventura irresistível!

O parque abriga também o restaurante Dona Pinha, onde o visitante é convidado a degustar pratos especialmente preparados num ambiente aconchegante e com uma das mais belas vistas de Santo Antonio do Pinhal.

Cavalgada e caminhada pela Fazenda Sertão
Este passeio pela Fazenda Sertão, oferecido pela agência receptiva Mariano Turismo e pelo Rancho Country – cavalos e charretes, apresenta em apenas um roteiro, duas atividades que possibilitam apreciar a beleza das paisagens naturais, parte das comunidades rurais e a Cachoeira do Sertão.

Depois de cavalgar por volta de duas horas, deixamos os cavalos num ponto da fazenda e percorremos uma trilha em meio a Mata Atlântica praticamente intacta até a bela Cachoeira do Sertão, ponto final deste circuito de aventura.

Country Tour
Novidade entre os passeios na cidade, o Country Tour reúne cultura, artesanato e natureza num roteiro especial.

A primeira parada é no Capralemão, onde o Sr. Uwe Lüdke e sua família, dentro de um espaço rústico e bem decorado, recebem os turistas com muita simpatia. Além dos queijos de cabra e da cerveja artesanal fabricada pelo Sr. Uwe, sua esposa, a “Bruxa da Montanha”, confecciona lindas bonecas, calendários, bordados, entre outros artesanatos em tecido. Sem ficar para trás, a filha do casal produz geléias, chutneys e conservas.

Logo em frente, a Pharmácia de Quintal oferece produtos cuidadosamente elaborados com ervas, flores, aromas, cores e energias da luz e da terra, tais como: temperos, xaropes, açúcares exóticos mel, vinagres e azeites com especiarias, sachês, travesseiros e muitas opções de banhos e escalda pés aromáticos. Em breve a Pharmácia de Quintal irá contar com um chalé contendo banheiras especiais para os banhos terapêuticos.

A Bodega é a próxima parada. Cuidadosamente decorada com tonéis de carvalho e misturas de cachaça envelhecida com frutas e sementes em galões de vidro, A Bodega é um local que entretém toda a família. Para os homens a cachaça artesanal, para as mulheres o artesanato e para as crianças, carneiros e passeios gratuitos em poneys, para todos, as frutas produzidas em seu pomar. O Sr. Ernesto, proprietário do local, recebe os visitantes com hospitalidade de um anfitrião bem humorado.

Frutas frescas combinadas com o leite e creme de leite do gado Jersey criados na Fazenda Sítio do Aconchego, resultam no delicioso sorvete artesanal Eisland. O casal de descendência Alemã comercializa o sorvete na fazenda, um local muito especial junto à natureza e em duas filiais: Na pousada Alemã no centro da cidade e na cidade de Valinhos - SP.
O circuito termina na Cachoeira do Lageado, que com 27 m. de queda é um dos cartões postais de Santo Antonio do Pinhal.

Pico Agudo
O vôo livre é uma das principais atividades de aventura em Santo Antonio do Pinhal. Muitos turistas sobem ao Pico Agudo, localizado a aproximadamente 9 km do centro e com 1.700 metros de altitude, para aventurarem-se em um vôo duplo com a agência Glider Brasil.
Para os menos aventureiros, curtir o pôr do sol com uma vista 360° do Vale do Paraíba, também é uma ótima pedida.

Pousada Villa Mantiqueira
Para dar um “upgrade” em sua visita à cidade, hospede-se na Pousada Villa Mantiqueira. O lugar é um paraíso repleto de recursos naturais. Abriga quatro trilhas por onde o caminhante poderá sentir todo o capricho da natureza da Serra da Mantiqueira. Para as crianças, os proprietários da pousada oferecem a oportunidade única de plantar uma Araucária dentro da propriedade. Esta atitude incentiva os menores a cuidar e respeitar o meio ambiente.

Arte
A cidade também foi escolhida por artistas como o ecodesing Eduardo Miguel. Visitar seu atelier, no Recanto Terra Forte foi uma gratificante experiência. Além da simpatia do artista e sua família, sua arte exclusiva e diferenciada ajuda o meio ambiente, pois aproveita como matéria prima materiais que seriam jogados no lixo, ou talvez na natureza como: pedaços de madeira, fibras, sementes, ferro metais, entre outros. Saber também como esta família faz para há dezenove anos não produzir lixo, reaproveitando todo o material possível e reciclando o restante é uma admirável e fascinante lição.

Fontes
A cultura popular acredita que as águas das fontes da cidade, realizam os desejos de quem bebe suas águas. Escolha uma das fontes, e faça seu pedido:
Fonte Santo Estevão - de água ferruginosa e muito pura. Fonte São Geraldo - magnesiana, pura e muito leve. Fonte Santo Antônio - fracamente radioativa, pura e de agradável sabor.

Outros passeios:
Estação Eugenio Lefèvre: inaugurada em 1916, a estação funciona até hoje no prédio original Os trens operam passeios turísticos, no trajeto Campos do Jordão/Santo Antonio do Pinhal e é também parada no trajeto Campos do Jordão / Pindamonhangaba. Informações pelo tel: (12) 3663-1531.
Visita à Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua construída em madeira, no ano de 1811 e à Igreja São Benedito. Santo Antonio é uma cidade de tradições religiosas e ambas as Igrejas abrigam festas religiosas e folclóricas o ano todo, informe-se na cidade na ocasião de sua visita.

Gastronomia:
Santo Antonio do Pinhal conta com uma deliciosa variedade gastronômica. Fuja da gula e aproveite para degustar e apreciar a culinária especial da cidade. Aqui vão algumas sugestões para se provar “de tudo, um pouco”.

Restaurante Dona Pinha
SP 46 – entrada de Santo Antonio do Pinhal, 2.600
Dentro do Jardins dos Pinhais Eccoparque. Comida excelente preparada com especiarias da serra como o pinhão, acompanhada da bela vista das montanhas.
www.donapinha.com.br

Picanha & Pasta Cozinha Contemporânea
Shopping Vilarejo do Pinhal - Av. Antonio Joaquim de Oliveira, 345
Ambiente aconchegante onde a picanha é o carro chefe. A especial chamada de Birro-Birro é muito saborosa.

Alquimia da Serra – Restaurante, Empório, Rotosserie
Av. Nelson Hungria, 57 – ao lado da Pça da Matriz
Com poucas mesas num ambiente charmoso, dedica-se à “Culinária de Sabores” utilizando panelas de barro no preparo de pratos especiais como: moquecas, risotos, cordeiro, feijoada e alguns pratos vegetarianos destacam-se entre as especialidades da casa o arroz de pato, uma delícia!

Santa Truta Restaurante
Av. Antonio Joaquim de Oliveira, 579
Experimente o fondue de truta, especialmente preparado em uma chapa quente que vai à mesa, uma forma diferente de fazer fondue, bem mais saudável, já que não usa óleo. Acompanha carne e frango.

A Fábrica Bar Restaurante
Av. Antonio Joaquim de Oliveira, 341
Num ambiente rústico-chique, o destaque gastronômico fica por conta das massas artesanais. Não deixe de ir lavar as mãos e conhecer um dos charmes do restaurante.

La Villa Ristorante
Dentro da pousada Villa Mantiqueira, serve vários pratos da cozinha mediterrânea, num ambiente agradável e bem decorado. É necessário reservar pelo fone: (12) 3666-2425

Onde ficar:
Pousada Villa Mantiqueira
Estrada do Machadinho, Km 4
Tel: (12) 3666-2425 (11) 9687-4462
www.pousadavillamantiqueira.com.br

Mirante Pousada
Rua José Candido Machado n.º 128
Tel: (12) 3666-1443 / (12) 9726-1788

O dono, Fábio, também opera passeios de 4 X 4 pela região.
www.mirantepousada.com.br

Pousada Santo Antonio
Av. Ministro Nellson Hungria, 686
Tel: (12) 3666-1334
Ambiente simples e confortável.
www.pousadasantoantonio.com.br

Agência receptiva:
Mariano Turismo
A agência receptiva opera a cavalgada com caminhada na fazenda Sertão, o Contry Tour além de trilhas ecológicas e mountain bike.
Av. Ministro Nellson Hungria, 686 – sala II
Tel: (12) 3666-1334 / (12) 9774-1354

Rancho Country – aluguel de cavalos e charretes
Estrada do Pico Agudo, s/n
Tel: (12) 9776-1803 / (12) 9766-7329 – Adair ou Ricardo

Vôo livre:
Glider Brasil
Além de oferecer võos duplos de parapente, ministra cursos de Vôo livre.
O escritório fica em São José dos Campos
Av. Andrômeda, 3741 – tel: (12) 3917-1238 / (12) 9139-3130 / (12) 9763-4275
www.gliderbrasil.com.br

Arte e artesanato:
Prata D´Lua – jóias e acessórios artesanais
Rua Antonio Joaquim de Oliveira, 646

Morito Ebine
Móveis da tradicional marcenaria japonesa.
Estrada do lageado, Km 2
www.moritoebine.com.br

Oficina das Artes – Velas e luminárias
Estrada do Barreiro, 365

História em Retalhos - Patchwork
Rua Cel. Sebastião Marcondes, 250

Jardins de Barro – cerâmica
Estrada do Pico Agudo, km 2,3
www.jardinsdebarro.com.br

As reportagens da Família Muller tem o patrocínio de:
Timex: www.timex.com.br
Trilhas & Rumos: www.trilhaserumos.com.br
Skygraf: www.skygraf.com.br

Apoio de:
Copa Gastronomia e futebol: www.restaurantecopa.com.br
VIP´s Tur e Câmbio: www.vipsturecambio.com.br
Poddium Restaurante: www.poddium.net
Gatorade: www.gatorade.com.br

Visite o site da Família Muller:
www.familiamulleraventura.com.br

Para contratar nossa palestra motivacional envie um e-mail para:
falecom@familiamulleraventura.com.br

Família Muller
0 Responses