A hipocrisia de quererem nos fazer verde

Atualmente a moda é ser verde. Devemos andar de bicicleta/ ônibus, economizar água, evitar produtos com antecedência desconhecida, reciclar os produtos que podem e tudo que seja ecologicamente correto. Isto todos estão cheios de ouvir, o problema é: é possível sermos verdes como eles querem?

Sempre defendi o uso do ônibus, primeiro por ser ecologicamente correto, depois por ser mais barato. Como não possuo carro, sempre vou de ônibus ao trabalho. Atualmente necessito de agilidade entre os meus trabalhos –trabalho em dois lugares- então, preciso de um transporte público eficiente, em outras palavras, rápido.


Não estou pedindo um transporte público com ar-condicionado, nem com lugar para sentar, apenas que ele seja rápido. O único problema é: moro no Brasil. Tenho um intervalo de exatos e escassos 60 minutos para esperar o ônibus, pegar o ônibus, esperar todo mundo subir e descer, chegar ao local do outro trabalho, comer algo (quer dizer, enfiar goela abaixo) e começar o outro trabalho.

Problema 1: O ônibus faz um trajeto que de carro não demoraria mais do que 20 minutos em incríveis 50 minutos. Mais que o dobro!

Problema 2: O ônibus nunca está no ponto quando chego (estranho seria estar!). Só ai se vai mais uns 15 minutos em média.

Problema 3: Estou com fome e preciso comer. Isto leva uns 10 minutos.

Problema 4: A não ser que a minha matemática esteja muito errada, 60 minutos é diferente e menor do que 80 minutos!

O que fazer? Comprar um carro. Polui? Polui! É mais caro? É mais caro! Atrapalha mais o trânsito? Atrapalha mais o trânsito!

Aí eu penso, o governo foi para a COP-15 querendo colocar o Brasil a frente de outros países em relação a sustentabilidade, somos pioneiros no biocombustível e tudo aquilo que estamos acostumados a ouvir. Deveríamos ser um país que prezasse ao menos, os meios de transportes ecologicamente corretos, mas não nos deixam. Mundo a fora, o governo (Federal e Estadual) defende um mundo verde, quase cor de rosa de tão perfeito. Mas aqui dentro não dão o mínimo de um sistema de transporte público com agilidade para incentivar os brasileiros a deixarem os seus carros na garagem. Preferem reduzir o IPI e aumentar os carros nas ruas.

Agora, vou aproveitar o IPI reduzido e comprar o meu carro! Mas vai ser 1.0 e a álcool. Polui menos...

Ecohipócrita
0 Responses