Instrutor morre praticando boia-cross em rio de Brotas (SP)

Um instrutor de esportes de aventura morreu afogado no último sábado (30) enquanto praticava boia-cross em um rio que estava quase três metros acima do nível normal, em Brotas (245 km de São Paulo).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o instrutor Ailton Santana Lima de Oliveira, 33, não usava o colete salva-vidas e nem o capacete quando foi praticar o esporte no rio Jacaré Pepira, na zona rural de Brotas. Ele atuava como autônomo.


Nessa modalidade de esporte de aventura, o praticante desce uma corredeira sobre uma boia, que funciona como um pequeno bote.

O corpo do instrutor só foi localizado pelos bombeiros após 24 horas de busca. A forte correnteza provocada pelas chuvas dificultou a localização, que ocorreu a 12 km do local do acidente.

Oliveira, um cunhado e um amigo entraram no rio para treinar para uma competição que seria disputada na próxima semana. Os dois amigos conseguiram escapar.

Uma das hipóteses para a morte, segundo os bombeiros, é que o instrutor tenha ficado preso ao cair da boia. O corpo dele foi enterrado nesta segunda-feira.

Familiares e amigos do instrutor declararam não conseguir entender o motivo de Oliveira ter entrado em um rio que estava quase três metros acima do nível normal.

Para o presidente da Abeta (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), Jean-Claude Razel, 44, o acidente foi uma ocorrência "isolada" e causado por um ato de "imprudência".

"A pessoa [Oliveira] não estava com uma operadora de turismo. Inclusive, os esportes de aventura estavam proibidos no rio no fim de semana por causa da enchente. Nem campeões que estavam na cidade entraram no rio", disse Razel.

Campanha
O Corpo de Bombeiros recomendou que os turistas evitem entrar nos rios após chuvas fortes, já que as correntezas podem arrastar galhos e pedras.

Em uma campanha intitulada "Consumo Consciente de Turismo de Aventura", a Abeta e o Ministério do Turismo divulgaram dicas de segurança para o turista de aventura.

"A primeira coisa que a pessoa deve fazer quando for praticar algum esporte de aventura é procurar as referências da empresa que oferece o serviço e se ela possui alvará, além de verificar se ela oferece seguro e se segue todas as normas técnicas", disse João Eduardo do Espírito Santo, de uma empresa de turismo de aventura.

Outra dicas de profissionais do setor é que a pessoa verifique se a empresa possui um "Sistema de Gestão de Segurança" para as atividades de aventura que oferece. Esse sistema, segundo a Abeta, ajuda as empresas a se organizarem para diminuir riscos. 

Folha de São Paulo
0 Responses