Marmota faz previsão de mais frio para os EUA

O país comemora hoje o Dia da Marmota, quando o animal "faz a previsão" da duração do inverno no hemisfério norte. Diz a tradição que, ao acordar, se a sombra do animal puder ser vista, a estação mais fria do ano vai durar mais seis semanas.

E, neste ano, Phil, a marmota mais famosa dos Estados Unidos, viu sua sombra --mas, segundo o Centro de Dados Climáticos do país, a previsão tem apenas 40% de precisão (ou seja, o frio não está garantido). Outras marmotas também "discordaram" da previsão.


Phil mora em Punxsutawney, na Pensilvânia, e tem um clube de adoradores que promove o ritual todos os anos, desde pelo menos 1887. Milhares de moradores da cidade aguardaram hoje em temperaturas abaixo de -10ºC para participar do evento.

Recentemente, a entidade de defesa dos animais Peta (People for the Ethical Treatment of Animals) protestou contra a utilização do bicho, que tem de ficar confinado nos dias que antecedem a previsão. Os responsáveis pelo evento dizem que o animal é tratado melhor do que muitas crianças.

Folha de São Paulo
0 Responses