Ilha histórica é devastada por coelhos e liberam caça

A Ilha Robben é uma ilhota oval de apenas 5 quilômetros quadrados na costa da África do Sul. Balsas saem da Cidade do Cabo e navegam 45 minutos para chegar ao local, que recebe mais de mil visitas por dia – um dos principais destinos turísticos sul-africanos. Lá, Nelson Mandela, primeiro presidente da África do Sul eleito em uma disputa completamente democrática, ficou 18 dos 27 anos em que esteve preso. A Ilha Robben é um símbolo da resistência do espírito humano e da luta pela igualdade e, desde 1999, é reconhecida como um Patrimônio da Humanidade pela Unesco.


Mas há algo que ameaça destruir a ilha: coelhos. O lugar está infestado desses animaizinhos peludos, escavando sob prédios históricos e acabando com todos os vegetais que evitam que o solo simplesmente vire poeira. Os coelhos já estavam lá, antes, trazidos provavelmente por holandeses há 350 anos, mas desde que a prisão foi fechada e não há mais caça, os animais tiveram caminho livre para se reproduzir até um nível incontrolável.

Para os gestores da ilha, os coelhos há muito tempo não são mais apenas bonitos e inocentes. Todas as tentativas feitas para controlar a população de coelhos – que só tende a crescer, levando em conta a fama desses animais – falharam de alguma forma. “Ninguém era a favor de sangue sendo derramado na Ilha Robben”, explicou Allan Perrins, chefe da Sociedade de Prevenção da Crueldade contra Animais local, ao New York Times. “Mas nós concordamos que algo tem que ser feito.”

Embora alguns grupos tenham protestado, não houve outras opções que não a simples caça: atiradores saem à noite e matam os coelhos. Toda noite desde outubro dois caçadores armados com espingardas de calibre 22 atravessam a ilha de bicicleta apontando holofotes para o matagal e exterminando os animais. 5,3 mil coelhos já foram mortos. “É um trabalho de conservação. Esses coelhos não pertencem a esse lugar. Eles estão devastando a ilha”, disse Chris Wilke, um dos caçadores, ao NYTimes. Wilke estima ainda há 8 mil coelhos vivos.

Para fazer a matança menos impiedosa, a administração da ilha afirmou que a carne dos coelhos será doada para os pobres. A carne está em um freezer no matadouro da ilha.

O que você acha da matança de coelhos? Só há a dúvida porque os animais são mamíferos bonitinhos?

Foto: (CC-BY) Exfordy
(Reprodução) The New York Times
0 Responses