Abertas inscrições para concurso de foto e vídeo

Registros dos valores das águas
Retratar a água e o clima em suas mais diversas manifestações (sociais, culturais, simbólicas, econômicas, artísticas e religiosas) é o principal objetivo do WWF-Brasil, da Agência Nacional de Águas (ANA) e do HSBC Climate Partnership, que promovem o primeiro concurso de foto e vídeo “Olhares sobre a Água e o Clima”. As imagens candidatas poderão mostrar a água em sua relação com o clima e em diversas formas, preservadas ou degradadas, suas características, simbolismos e usos, nos mais amplos aspectos.

São quatro categorias: fotos de alta definição, de baixa definição ou de celular, e vídeos de baixa e alta resoluções. O primeiro colocado em cada uma das categorias receberá um troféu exclusivo e uma viagem de quatro dias e três noites para conhecer as águas cristalinas de Bonito (MS) e um kit dos realizadores do concurso. Mais detalhes e as regras do concurso estão no site www.olharesaguaeclima.org.br, onde podem ser feitas as inscrições e o envio das fotos e vídeos.

“Achamos fundamental que as pessoas integrem as questões ambientais em seu cotidiano, em especial no que tange ao cuidado com a água. A mera busca de uma imagem para o concurso já é, em si, uma reflexão sobre este recurso fundamental à vida”, avalia Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil.

A intenção dos realizadores é incentivar a reflexão sobre a necessidade de preservar a água e cuidar do clima. Pensar na relação do homem com os elementos da natureza, por intermédio de registros fotográficos e audiovisuais, foi a forma escolhida para contribuir para a Década da Água, de 2005 a 2015, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“A fotografia é uma forma de manifestação cultural e artística com grande poder para sensibilizar as pessoas e despertar a consciência. O olhar do fotógrafo é um instrumento poderoso para tornar visível o estado das águas e motivar a sociedade para a necessidade de proteger esse bem vital”, disse Dalvino Troccoli Franca, diretor da ANA e coordenador da ação programada da água e cultura.

Para Ariel Scheffer da Silva, gerente de Sustentabilidae do HSBC, será possível avaliar a visão do brasileiro para os diversos valores da água.

"Este concurso é uma ótima iniciativa e uma grande oportunidade para que os brasileiros possam registrar as diversas visões sobre os valores da água para nossa sociedade. Tenho certeza que vamos ver fotos lindas e que expressarão a importância deste recurso tão precioso para nossas vidas e para nossa economia”, avalia Ariel.

A seleção dos melhores trabalhos será feita por votação aberta na internet e os trabalhos selecionados serão submetidos a uma comissão julgadora, formada por convidados ligados à área de meio ambiente e profissionais das áreas de fotografia e vídeo, que escolherão os vencedores de cada categoria.

WWF
Foto: Robert Delfs
0 Responses