Com adesão indiana, programa do Pnuma atinge dez bi de árvores

Ecoturismo & Sustentabilidade

O governo da Índia anunciou na quinta-feira, 26 de fevereiro, a adesão do país à campanha "Um Bilhão de Árvores", do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). O país asiático plantou dois bilhões de árvores desde 2007.


Com o anúncio, a campanha do Pnuma soma agora um total de mais de dez bilhões de mudas plantadas em todo o mundo.


Desertificação

A Índia é uma das economias que mais cresce na Ásia e uma das maiores consumidoras de produtos feitos com madeira. Parte da população depende do trabalho no campo e utiliza as florestas de forma indevida, o que contribui para a desertificação.

Por conta da enorme pressão socioeconômica nas florestas, o governo indiano tem buscado soluções para o problema. Somente um terço das florestas da Ásia, a maioria na China e Índia, possuem projetos de proteção ambiental. A Índia instituiu um sistema de plantação de mudas para combater a degradação e proteger a agricultura.

O diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, considerou "maravilhoso" o fato de que a Índia tenha aderido à campanha "Um Bilhão de Árvores". Ele ressaltou que com este tipo de solidariedade, as economias seguem em direção a um mundo sustentável e de baixo carbono.

Desde o lançamento da campanha, em 2006, cidadãos de 170 países já aderiram. China, Etiópia, Turquia e México são as nações que mais plantaram árvores em apoio ao projeto.

Mobilização

Nos últimos meses, outras agências da ONU aderiram à iniciativa, como o Programa Mundial de Alimentos (PMA) - que plantou 153 milhões de mudas para a segurança alimentar de países em desenvolvimento.

A campanha do Pnuma mobiliza também pessoas que vivem em áreas pós-conflito, com a entrega de sementes à comunidades no Afeganistão, Iraque, Libéria e Serra Leoa.

EcoDesenvolvimento
0 Responses