Grupo de golfinhos aparece na zona sul do Rio

Golfinhos são visto na zona sul do Rio de Janeiro         
Dezenas de golfinhos surpreenderam quem estava na praia de Ipanema, na zona sul do Rio, na manhã desta terça-feira. O grupo, que seguia inicialmente em direção à orla do Leblon, retornou e foi em direção às Ilhas Cagarras, arquipélago localizado a 3,5 km ao sul da praia.


De acordo com biólogos, nesta época do ano as águas do Atlântico Sul provocam um fenômeno conhecido como ressurgência, que aumenta a oferta de alimentos na região e, consequentemente, atrai não só golfinhos como as orcas.


"Eu mesmo já vi três orcas naquela região. O mar não tem fronteiras e esses animais [golfinhos] são caçadores. Eles vem em busca de cardumes de sardinhas. Na realidade, esse tipo de mamífero vive em grupo e, por isso, não causa espanto avistar dezenas deles", disse à Folha Online o biólogo Rodrigo de Carvalho, do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Segundo especialistas, os golfinhos devem ser da espécie Tursiops Truncatus, conhecidos como golfinhos-flíper. "Eles podem estar caçando ou até mesmo só de passagem", disse Carvalho.


Folha OnLine
Foto:Reprodução/Tv Globo
0 Responses