Psicólogo prevê guerras causadas pelas transformações climáticas do planeta

Ecoturismo & Sustentabilidade

Baseado em observações colhidas em situações limítrofes vividas pelos seres humanos ao longo da história, o psicólogo e sociólogo alemão Harald Welzer afirma que viveremos em uma situação delicada no século 21.


Com as transformações climáticas ocorridas nos últimos anos, e sem nenhum prognóstico de melhora, o especialista especula que, além das causas tradicionais das guerras --economia, religião, política-- teremos no clima um fator preponderante para futuros conflitos.


Com a falta de recursos naturais necessários para a sobrevivência e a ausência de governo, os homens tentem a uma regressão à barbárie e ao comportamento cruel.

Fenômenos sociais do gênero foram presenciados após os terremotos no Haiti e no Chile, além da selvageria vista depois da passagem do furacão Katrina em 2005, nos Estados Unidos.

Com lançamento previsto para a próxima sexta-feira, 19, o livro "Guerras Climáticas" é composto por ensaios escritos por Welzer.

O volume apresenta perspectivas pouco animadoras sobre as mudanças do clima no planeta e, principalmente, sobre as reações prováveis do ser humano nesse período desastroso. Leia, abaixo, um trecho.

Livraria Folha
0 Responses