Nim Indiano - a Árvore da Vida

Árvore de Nim Indiano                                             
O Nim, Neem ou Amargosa (Azadirachia indica A.Juss), é uma árvore frondosa que pertence à família Meliaceae, a mesma da Santa Bárbara ou Cinamomo, Cedro ou Mogno. É uma planta de origem asiática, natural de Burma e das regiões áridas do subcontinente indiano. O porte da árvore pode variar de 15 a 20 m de altura, com tronco semi-reto a reto, de 30 a 80 cm de diâmetro, relativamente curto e duro, com fissuras e escamas, de coloração marrom-avermelhada. O diâmetro da copa varia de 8 a 12m, podendo atingir 15 m em árvores isoladas. São árvores atrativas, com grande quantidade de folhas sempre verdes, que caem somente em casos de seca extrema.


Apesar de ser uma planta exótica, ou seja, que não é nativa do nosso ecossistema, o nim possui propriedades fantásticas e que há milhares de anos é utilizado pelos povos asiáticos, principalmente, da Índia. Mesmo dividindo opiniões no âmbito da agroecologia, o seu cultivo já vem sendo bastante difundido na região sudeste, centro-oeste e norte-nordeste, ajudando a promover a sustentabilidade agrícola. Conheça resumidamente algumas de suas propriedades e utilizações a partir do seu cultivo:

Efeitos Praguicidas
A propriedade inseticida do nim já é conhecida há mais de 2 mil anos na Índia misturando-se folhas secas de nim a grãos armazenados ou entre as roupas como forma de repelir insetos. Há registro de ação sobre mais de 300 espécies.

Usos na Veterinária e Pecuária
Além da ação repelente contra carrapato e mosca-do-chifre, o Nim vem sendo utilizado no controle de pulgas e piolhos, na cicatrização e assepsia de ferimentos, na cura da sarna e como vermífugo.

Usos na Agricultura
A pasta do Nim tem sido utilizada para adubar plantações comercias, principalmente a cana-de-açúcar e hortaliças como fonte de nitrogênio, fósforo, cálcio, magnésio e potássio.

Uso na Medicina:

Caso da Aids
O Neem possui propriedades imuno estimulantes não só para o sistema linfótico, como para o sistema de imunização das células. Quando células humanas infectadas pelo HIV foram cultivadas com extratos do Neem, a produção de proteínas virais caíram dramaticamente.

Sistema Imunológico - O Neem, e em especial a sua casca, é conhecido por seus componentes polysaccharide immunomodulatory. Estes componentes parecem aumentar a produção de anticorpos.

Diabete - A folha do Neem é uma erva tradicional no tratamento da diabete e ficou provada cientificamente a sua eficácia no tratamento e prevenção desta doença. Doses orais de extratos do Neem reduziram significativamente a necessidade de insulina para aqueles pacientes diabéticos não dependentes de insulina. O óleo do Neem também provou ser eficaz e foi capaz de inibir o aumento de açúcar no sangue em 45% nos testes feitos em animais.

Arritmia Cardíaca (Aceleração dos Batimentos Cardíacos) - Extratos de folha do Neem apresentaram uma ação contrária à arritmia, voltando ao normal, dentro de oito minutos de sua administração, no caso de arritmia induzida artificialmente.

Artrite - Suas propriedades antibacterianas podem ajudar a exterminar as causas da infecção, enquanto que suas propriedades capazes de reduzir a inflamação e de cortar a dor podem aliviar os sintomas. Um estudo sugeriu que componentes fenólicos contendo catecol podem produzir os comprovados efeitos antiinflamatórios.

Câncer - A árvore do Neem tem sido usada com sucesso a centenas de anos por herbanários no sudeste da Ásia para reduzir tumores. Pesquisadores na Índia, Europa e Japão descobriram recentemente que polissacarídeos e “limonóides” encontrados na casca, folhas e óleo das sementes do Neem reduziram tumores de câncer e mostraram eficácia contra a leucemia linfática.

Colesterol - Estudos recentes têm mostrado que extratos da folha do Neem reduzem significativamente os níveis de colesterol. Extratos alcoólicos da folha do Neem reduziram o soro do colesterol em aproximadamente 30%, iniciando essa redução 2 horas após a administração e mantendo o nível baixo por mais 4 horas até o final do teste.

Doenças Cardíacas - Pressão alta, coágulo no sangue, colesterol alto e arritmia cardíaca são as principais causas de ataques do coração. Extratos de folhas do Neem têm mostrado que reduzem coágulos sanguíneos, diminuem a pressão sanguínea e o colesterol, reduzem as batidas cardíacas e inibem irregularidades no ritmo do coração.

Sementes de Nim Indiano                                  
Eczemas - O amplo alcance dos efeitos benéficos que o Neem possui sobre a pele faz dele um dos melhores tratamentos contra eczemas (dermatite). Embora o óleo do Neem seja preferido tendo em vista as concentrações de componentes ativos, aplicações locais de até mesmo os mais fracos extratos da folha do Neem tem curado eczemas agudos.

Pressão Alta (Hipertensão) - Extratos alcoólicos da folha do Neem (intravenoso) produziram uma imediata e significativa redução na pressão sanguínea, que durou várias horas. Outro extrato da folha do Neem, “sodium nimbidinate”, administrado em pessoas com acúmulo de insuficiência cardíaca, agiu com sucesso como um diurético.

Reumatismo - Os componentes ativos contidos nas folhas do Neem possuem um excelente atividade anti-inflamatória, comparados até mesmo a conhecidas drogas modernas como a cortisona e o fenil “butazone”. Estes componentes aliviam a dor quando atuam no mecanismo “prostaglandin” e reduzem, significativamente, edemas agudos.

Propriedades Fungicidas:
O Neem provou ser eficaz contra certos fungos que infectam o corpo humano. Tais fungos são um problema crescente e difíceis de serem controlados por fungicidas sintéticos.

São exemplos de alguns fungos combatidos pelo Neem
Trichophyto - um “athlete’s foot” (pé de atleta), Epidermophyton - uma micose que infecta o cabelo, a pele e as unhas, Trichosporon - um fungo do canal intestinal, Microsporum - um fungo espumante que causa infecção nos brônquios, pulmões e membranas da mucosa.

Cândida
Um fungo que é parte da mucosa normal da flora, mas que pode ficar fora de controle e provocar lesões na boca, na vagina, na pele, nas mãos e nos pulmões.

Propriedades Anti-Bacterianas
O óleo de Neem tem eliminado várias espécies de bactérias patogênicas, incluindo o Staphylococcus aureus e a Salmonella typhosa, que é uma fonte de comum de intoxicação alimentar e causadora de desarranjos.

Propriedades Anti-Viróticas
A atividade anti-virótica do Neem tem alta eficácia, particularmente contra doenças caracterizadas por erupções. Varíola, catapora e verruga têm sido tradicionalmente tratadas com pasta de Neem, esfregando-se a mesma na área afetada.

Propriedades Inseticidas Dematológicas
O Neem é um remédio comum e popular contra piolho e verme. No Haiti, por exemplo, as folhas do Neem são esmagadas e esfregadas nos ferimentos infectados por vermes, e na Índia e Bangladesh, moradores de vilas aplicam o Neem no cabelo para matar piolhos, fato observado com grande sucesso.

Tratamento Dentário
Tanto na Índia como na África milhões de pessoas usam pequenos galhos de Neem como “escovas de dente” todos os dias. Dentistas aprovam esta prática primitiva por acharem que realmente previne doenças periodônticas. Companhias alemãs usam o Neem como um ingrediente ativo em pastas dental.

Preventivo da Doença de Chagas
O parasito Trypanosoma Crusi causa esta grave doença. Ele vive e se reproduz dentro das células nervosas e das células musculares, particularmente nas do coração, sugando toda a energia de suas vítimas. Extratos do Neem atuam sobre o mosquito que transmite a temida doença de Chagas. Os extratos não matam os insetos, ao invés, eles os imunizam contra parasitas que vivem dentro dos insetos por um ciclo de suas vidas.

Mudas de Nim Indiano                                              
Preventivo de Malária
Profissionais indianos do sistema de medicina de Ayurveda, tem preparado doses orais do Neem e administrado em pacientes portadores de malária a séculos. A atividade anti-malárica do Neem está relatada nos livros de Ayurveda. Chás das folhas do Neem são usados para tratar malária.

Outras Propriedades Medicinais
O uso do óleo do Neem intravaginal provou ser eficaz na prevenção da gravidez.

Uso Cosmetológico
O óleo do nim pode ser utilizado para a fabricação de xampus, condicionadores, óleo para cabelos, tônico capilar e unha, sabonetes, pasta dental, filtro solar.

Uso Madeireiro
A madeira do nim é utilizável tanto como combustível quanto para a fabricação de moveis e construção civil (KOUL et al., 1990). Por ser uma madeira dura e relativamente pesada, é bastante utilizada para a construção de ferramentas, brinquedos e até mesmo estátuas religiosas em algumas partes da Índia.
Por ser também uma madeira resistente ao ataque de insetos (Brocas e cupins) pode ser utilizada como postes de rede elétrica, palanques para cerca, vigas para a construção civil e na fabricação de móveis (SAXENA, 2001a).

Produto florestal não madeireiro
Segundo classificação do IBGE, O nim pode ser incluído em dois grupos: no grupo de produtos oleaginosos, como óleo da semente e no grupo de subprodutos da silvicultura, no caso da extração das folhas.

Uso em Reflorestamento e Sistemas Agroflorestais
Por ser uma árvore robusta, o nim é ideal para programas de reflorestamento e para a recuperação de áreas degradadas, áridas ou costeiras. Em sistemas agroflorestais é utilizado como quebra-vento, protegendo as culturas do ressecamento. Colabora, ainda, para o incremento da produtividade das lavouras, com o fornecimento constante de matéria orgânica (folhas que caem no solo).

Arborização Urbana
Com uma copa exuberante e folhas de verde intenso, o nim já tem sido utilizado em vários municípios brasileiros como opção de arborização urbana, proporcionando boa sombra e com sistema radicular pouco agressivo à calçamentos e tubulações.

Usos na biorremediação
O Nim tem sido utilizado na descoloração de corantes têxteis sintéticos: o resíduo da casca de Nim (rico em lignina e outros compostos fenólicos) é empregado para produção de lignina peroxidase por Phanerochaete chrysosporium sob fermentação sólida. O comportamento da casca de Nim como bioabsorvente dos metais pesados tóxicos Cd2+, Hg2+, e Cr3+, em submicro concentrações, na remediação ambiental a partir de lixo aquoso tem sido investigado com resultados positivos. Produtos de Nim também têm sido utilizados na remoção de amônia a partir de água salobra.

Uso como espécie melífera
As pequenas flores brancas e bissexuais nascem em cachos e seu aroma parecido com o do mel atrai as abelhas, tratando-se de uma ótima opção o consórcio com a apicultura, agregando valor à cultura do nim.

Seqüestro de Carbono
O conceito de seqüestro de carbono ficou mais conhecido após a Conferência de Quioto, em 1997, com a finalidade de conter e reverter o acúmulo de CO2 na atmosfera, visando à diminuição do efeito estufa. O Nim pode seqüestrar de 10 a 40 toneladas de carbono por hectare/ ano, enquanto o eucalipto seqüestra apenas 10 toneladas por hectare/ano.

Hawston Pedrosa - Engenheiro Agrônomo – Sanvale Gestão Ambiental | www.sanvale.com | @hawston :
0 Responses