Seul: estrada recarrega trem elétrico de forma wireless

Trem elétrico                                           

Paradas estratégicas para recarregar veículos elétricos são coisa do passado, pelo menos em Seul, na Coréia do Sul. A mais nova sensação da cidade é um trem elétrico, desenvolvido pelo Kaist – Korea Advanced Institute of Science and Technology, que é recarregado, em movimento, pela própria estrada por onde ele anda.


O sistema funciona assim: cabos de eletricidade foram instalados abaixo do asfalto, enquanto um “aparelho coletor” foi colocado na parte de baixo dos vagões do trem. Dessa forma, toda vez que o OLEV – como o veículo foi apelidado – passar por cima dos cabos, um dispositivo é acionado e eles transmitem energia elétrica, de forma wireless, para o “aparelho coletor” do trem, que armazena ou distribui a eletricidade para o restante do veículo, de acordo com a sua necessidade.

Por enquanto, o sistema está sendo implantado, de forma experimental, apenas no zoológico “Seoul Grand Park”, porque é necessário “quebrar” o chão para instalar os tais cabos elétricos que transmitem energia para o trem.

Ainda assim, o governo de Seul afirmou estar estudando a possibilidade de implantar o sistema nos ônibus públicos da cidade. Você acha uma boa ideia?

Planeta Sustentável
0 Responses