Instituto EcoFaxina lança "Programa Turma Ecológica" para crianças e adolescentes

A importância de conservarmos nossas matas              
Por meio de uma parceria com a creche "Projeto Tia Egle", o Programa Turma Ecológica ganha um espaço para atender inicialmente 40 crianças e adolescentes de 8 a 16 anos.

No último Sábado (13/03), o Instituto EcoFaxina deu início às atividades de educação Ambiental com crianças e adolescentes da região do Dique da Vila Gilda, Zona Noroeste de Santos.

A creche que funcionava de Segunda a Sexta-feira, agora com o início do programa funcionará também aos Sábados.

O Programa Turma Ecológica que faz parte do "Projeto EcoFaxina de Recuperação e Conservação do Estuário de Santos" desenvolvido por alunos da UNISANTA, tem como objetivos principais introduzir uma agenda ambiental com fundamentos na ecologia, relacionada ao bem estar social e conceitos de envolvimento sustentável, provocando nas crianças ações ambientais no seio da família e propiciando um diálogo através do caráter transformador da Educação Ambiental para a construção de uma sociedade sustentável.

As atividades variam de acordo com as turmas, divididas por faixa etária e nível de aprendizado.

Durante o primeiro contato, foram organizadas dinâmicas de apresentação e iniciação à ecologia. A sequência do conteúdo irá abranger conceitos de ecologia e envolvimento sustentável, biomas brasileiros com ênfase aos ecossistemas estuarino e costeiro, os impactos do lixo na natureza, separação e encaminhamento correto de resíduos domiciliares e campanhas de higiene pessoal, economia de água e de luz.

Além das atividades teóricas, abordadas sempre de forma lúdica e com linguagem adequada, paralelamente serão desenvolvidas oficinas temáticas e atividades práticas envolvendo artes plásticas, música e teatro.

O Programa Turma Ecológica fará ainda um levantamento sócio ambiental através de um questionário que será aplicado às famílias de baixa renda da região.

Para complementar o aprendizado, serão realizadas excursões de caráter pedagógico em defesa do meio ambiente com monitores treinados. As excursões acontecerão nos últimos finais de semana de cada mês, com visitações a parques naturais, museus, aquários e casas de cultura.

O "Projeto EcoFaxina de Recuperação e Conservação do Estuário de Santos", teve o início de suas atividades em 14/10/2008 e já contempla diversas ações sócio ambientais na região estuarina da Baixada Santista. Estudantes do 4º ano da Faculdade de Ciências Biológicas com enfase em Biologia Marinha da Universidade Santa Cecília - UNISANTA que integram o projeto Darão o apoio pedagógico para o desenvolvimento das atividades.

Os benefícios pretendidos com o Programa Turma Ecológica são o incremento na Educação Ambiental das crianças carentes que residem na Zona Noroeste do Município de Santos, tornando-as agentes multiplicadores de costumes sustentáveis em sua famílias, colegas e amigos, tendo como consequência a elevação da consciência ambiental nas comunidades.

William Rodriguez Schepis
Instituto EcoFaxina
0 Responses