WWF-Brasil e AmBev se unem para a conservação e gestão de bacia hidrográfica no Distrito Federal

Ecoturismo & Sustentabilidade

O WWF-Brasil e a AmBev anunciaram, nesta quinta-feira (11/3), um projeto de recuperação e conservação de nascentes do Cerrado na Bacia do Rio Corumbá, no Distrito Federal, que envolverá desde a capacitação de ribeirinhos até o apoio à implantação e fortalecimento do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá.


No Brasil, o Comitê de Bacia é a unidade de gestão das águas. O rio e seus afluentes, que formam o Lago Paranoá, em Brasília, estão com o comitê em fase de instalação.

A um comitê de bacia hidrográfica, que reúne representantes do governo, dos usuários de água e da sociedade civil organizada, cabe decidir, em última análise, o que pode e o que não pode ser feito dentro da bacia, com vistas a garantir os múltiplos usos da água e, ao mesmo tempo, a conservação dos ecossistemas aquáticos.

Parceria pelas águas – A iniciativa une os movimentos Cyan, da Ambev, e Nascentes do Brasil, do WWF-Brasil. O Cyan reúne diversas ações da fabricante de bebidas, na área ambiental. Para Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água para a Vida, do WWF-Brasil, a parceria com a AmBev representa um importante avanço.

“A empresa, como um dos maiores usuários de água no Brasil, vem a público apresentar o seu compromisso com a sociedade, tanto no aprimoramento do seu desempenho socioambiental como no investimento de proteção de áreas prioritárias para conservação, apoiando a boa governança da água”.

O Movimento Nascentes do Brasil vem sendo desenvolvido pelo WWF-Brasil, com projetos piloto já em andamento na microbacias do Córrego Urubu, no DF, e do Córrego Cabaçal, em Reserva do Cabaçal, cidade do Mato Grosso, no planalto do Pantanal.

O movimento tem como objetivo central mobilizar a sociedade e estimular um engajamento em prol dos cuidados com a água em nascentes e áreas de cabeceiras, incentivando, inclusive sua adoção e monitoramento pela população, em parceria com governos e iniciativa privada.

Informações e dados gerados por estas atividades são considerados importantes para o aperfeiçoamento dos modos de gestão participativa dos recursos hídricos e para a multiplicação de modelos de sucesso.

“O Brasil já tem os instrumentos necessários para a gestão adequada dos recursos hídricos. Agora, precisamos avançar para que a sociedade continue a crescer e prosperar e é essencial o entendimento que água é base para a vida. Todos nós necessitamos de água para viver. Por isso, é necessário dar prioridade à conservação e a gestão das fontes e reservas mundiais de água doce”, explica Barrêto.

Engajamento – Uma das principais diretrizes da iniciativa AmBev/WWF-Brasil, em Brasília, é o engajamento das comunidades ao longo dos rios, em especial do Corumbá, no processo de conservação e gestão da Bacia do Paranoá.

A parceria AmBev/WWF-Brasil prevê a difusão de informação, capacitação e treinamento de moradores da bacia tanto para intervenção local como para participação no Comitê de Bacia e na sua efetiva implementação.

O Comitê de Bacia do Rio Paranoá terá como área de atuação as sub-bacias contíguas do Rio Paranoá, Rio Descoberto, Rio São Bartolomeu, Rio Corumbá e Rio São Marcos, dentro Distrito Federal, totalizando uma área de aproximadamente 3.708 Km².

Segundo Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, superintendente de Conservação do WWF-Brasil, os objetivos imediatos da parceria – envolvendo a comunidade local e governos, entre outros atores –, contribuirão para a manutenção da quantidade e da qualidade de água na região, além de fortalecer os ecossistemas frente aos impactos do aquecimento global.

“A conservação de nascentes e de áreas de recarga de aquíferos é estratégica para garantir a água necessária para os múltiplos usos na indústria, agropecuária, abastecimento humano etc., e para a manutenção dos próprios ecossistemas aquáticos, além de reduzir os riscos e vulnerabilidades dos recursos hídricos frente às mudanças climáticas”, explicou Scaramuzza.

WWF
0 Responses