Universidade Estadual comemora o Ano da França no Brasil

Ecoturismo & Sustentabilidade


A Universidade do Estado do Amapá abrigou, no mês de junho, uma amostra da cultura, literatura e culinária francesa, através da 1er Journée Culturelle Lettres (1ª Jornada Cultural de Letras). O evento marcou a participação da Universidade dentro da programação que acontece em todo território brasileiro, alusiva ao ano da França no Brasil, intitulado França.Br 2009.

A 1ª Jornada Cultural de Letras teve a organização da professora de Língua Francesa do curso de Letras da UEAP, Lucianne Alfaia, e a participação em toda a programação de alunos de todos os semestres do curso (1º ao 4º). Nos dois dias do evento, o hall de entrada da UEAP abrigou exposições com diversas abordagens, tais como: a história da língua francesa e sua evolução do latim, poetas franceses, os monumentos da França e amostra da culinária francesa.

O objetivo desta 1ª Jornada Cultural, segundo a coordenadora, professora Lucianne, foi mostrar os principais aspectos da cultura francesa e incentivar o estudo da língua a partir do conhecimento de aspectos de sua cultura, manifesta na poesia, dança e teatro. Colaboraram na regência de coral e dramaturgia da 1ª Jornada Cultural de Letras, professores do Centro Estadual de Língua e Cultura Francesa Danielle Mitterrand.

AP é destaque na reunião de Cooperação Mista Brasil-França
O Amapá participou, no Rio de Janeiro, da primeira Reunião do Comitê Misto da Cooperação Descentralizada e Federativa Franco-Brasileira. O evento foi realizado no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura do Rio de Janeiro, durante a abertura do “Ano da França no Brasil”. O Estado foi representado pelo secretário especial da Governadoria, Coordenação Política e Institucional, Alberto Góes e representantes da Agência de Desenvolvimento do Amapá (ADAP).

A reunião tratou das ações que deverão ser discutidas ao longo do ano, em estados e municípios do Brasil, para que se estabeleça e identifique os setores de atividades que receberão ações conjuntas (Brasil-França) em projetos de cooperação, agregando poderes para a realização dos mesmos.

O Estado do Amapá foi citado diversas vezes durante a reunião, pela relação de fronteira com a Guiana Francesa. Autoridades importantes no Brasil, como Alexandre Padilha, subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República e coordenador do Comitê Brasileiro de Cooperação Descentralizada e Federativa Franco-Brasileria; Alberto Kleiman, assessor especial da Presidência da República; e Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro falaram sobre a importância da construção da ponte que vai ligar o Oiapoque a Saint-George, na Guiana Francesa, aumentando assim, a conexão entre os países.

Durante o discurso de apresentação do Amapá, Alberto Góes falou sobre os benefícios que a ponte bilateral vai trazer ao Estado, mas falou também das dificuldades a serem enfrentadas com relação a saneamento e saúde. O secretário cobrou ajuda do Governo Federal para o desenvolvimento de projetos nessas áreas. “A ponte sobre o Rio Oiapoque e essa união com a Guiana Francesa nos causam muitas alegrias, mas também preocupações. Tanto no lado do Brasil, quanto no lado da Guiana, temos a questão do controle migratório que precisa ser discutido. O Amapá já apresentou alguns projetos junto ao Governo Federal e esperamos contar com a ajuda de todos”, afirmou.

O subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República disse durante a reunião, que o Comitê Brasileiro de Cooperação já avaliou a situação do Amapá e o Governo Federal vai liberar recursos para o desenvolvimento do Estado, nos próximos meses, pelo BNDS. Este inclusive foi um dos compromissos assumidos pelo presidente Lula. A primeira parte deve financiar projetos de saneamento e desenvolvimento urbano. 

Durante o encontro, o secretário Alberto Góes explicou ainda que na próxima semana, o Ministério dos Transportes deve emitir a ordem de serviço e assinar o contrato com a empresa vencedora da licitação para a construção da ponte bilateral. A previsão é que até o final do ano que vem, o presidente Lula possa inaugurar a obra.

Alberto Góes também falou sobre o lançamento do Centro de Cultura Francesa, em Macapá. A obra foi construída com recursos do Governo do Amapá e está sendo equipada com recursos da Prefeitura de Cayenne, na Guiana Francesa. A inauguração do espaço também segue a programação do Ano da França no Brasil. 

Nos dias 3 e 4 de dezembro, a comissão do Comitê Misto franco brasileiro vai realizar três oficinas na cidade de Lyon, no sul da França. Os assuntos abordados serão o Desenvolvimento Sustentável, Estruturação de Cidades, Preservação de territórios, Cooperação transfronteiriça do Amapá com a Guiana Francesa, desenvolvimento em ciência e tecnologia, além de parceria acadêmica.

Revista Ecoturismo
0 Responses