Brasil cidadania cosmopolita

Ecoturismo & Sustentabilidade

"O Brasil acordou no último sábado, 3 de outubro, anestesiado pela verdadeira catarse que culminou na sexta-feira, dia 2, com a disputadíssima escolha da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas 2016.

A guerra que o Brasil disputou, iniciada desde a derrota da última pretensão para sediar as Olimpíadas - onde Londres foi a cidade vencedora para as Olimpíadas 2012 – aprendendo com os erros das estratégias passadas, contratou os melhores nomes do planeta para, juntando todas as forças vivas brasileiras, finalmente ver declarado o placar vitorioso sobre Chicago na América do Norte, Tóquio na Ásia, Madri na América do Norte e sagra-se o primeiro país da América do Sul a conquistar este direito espetacular de visão e anfitrionato para todo o mundo.

Vários fatores contribuíram para este sucesso, como a junção de políticos de todos os segmentos e tendências e o preparo técnico do Comitê Olímpico Brasileiro, fatores que costumam cercar uma disputa vitoriosa para um Oscar de Hollywood. Aliás, o próximo passo para o Brasil ser de vez inserido no concerto internacional.

A quase unanimidade do povo brasileiro em torno do Rio de Janeiro, cidade símbolo do Brasil - embora alguns poucos brasileiros chegaram a afirmar que a escolha foi uma hipocrisia, já que escondeu tantas vergonhas e pobrezas dos cariocas,  aliada à violência que atrapalha a bela imagem da Cidade Maravilhosa - mas, acredito que isto é apenas um detalhe no marco maior que foi a conquista que recoloca o Brasil ao lado das maiores potências ambientais, econômicas,sociais e esportivas do mundo moderno.

Paulo Coelho, Pelé, Nuzman e, acima de tudo, o presidente mais pé quente dos últimos anos, Luiz Inácio Lula da Silva, inegavelmente, um predestinado para o sucesso, recaindo em sua gestão todos os fatos positivos, desde a descoberta do Pré-sal à conquista da sede para a Copa 2014 e agora a suada Olimpíadas 2016, são muitos fatores de uma só vez, contribuindo para a vida deste metalúrgico que é um símbolo da superação do povo brasileiro. Alguém duvida que Lula seja a cara do povo brasileiro, da sua miscigenação, da alma e do coração chorão e alegre desta nação que tem ensinado ao mundo, o que é ser um povo diferente e estimado por todos os demais povos?

O cantor Lulu Santos, num momento de explosão, afirmou que agora queria rir na cara dos fiscais da imigração espanhola que, com prazer, barraram os milhares os  brasileiros que tentaram entrar naquele país. Acho que nós brasileiros não precisamos ficar com complexo de vira-latas e procurando outros países nos humilhando. Com nossa vitória sobre a crise econômica, nossos atletas campeões, nossos músicos, nossos cientistas, nossos ambientalistas, temos razões mil para não nos sentirmos o melhor povo, mas, somos um povo que nada deve para outros e que recebe todos os segmentos do mundo aqui em nosso rincão, sem qualquer preconceito.

Onde judeus, árabes, italianos, portugueses, chineses e africanos vivem em tanta harmonia e não se  perguntam de onde vieram e por que aqui estão. Todos são bem vindos, até polêmicos como Battisti e o presidente histriônico Zelaya, o ladrão do trem pagador, e tantos exemplos ao longo de nossa história, que aqui chegam para se sentirem em casa. O Brasil tem muito a caminhar, mas, a alma e a alegria do povo deste país são o maior ativo para venda de turismo, economia e outros segmentos.

Agora é claro que Educação, Inclusão Social e Esportes devem ser daqui para frente os motores que vão puxar este país que vai ter dois grandes certames esportivos para os próximos sete anos. É hora de parar de ver esportistas de todos os matizes mendigando patrocínios para se manterem em seus esportes. Agora o Rio, que tem sido atacado pelas milícias e pelos tráficos, tem a chance de ser alavancado pelos recursos oficiais e oficiosos e injetar nos próximos anos na educação destas crianças, destes jovens e adolescentes, e, num esforço concentrado, diminuir e quem sabe num futuro não muito longínquo, acabar com a maldade e a marginalidade que assusta e afasta tantos turistas nacionais quanto estrangeiros.

O Brasil tem a sorte de ter três capitais, uma política que é Brasília, uma econômica que é São Paulo e o Rio de Janeiro, a capital cultural e esportiva, o ícone de todos nós brasileiros, xodó de todos nós, independentemente de lugares onde tenhamos nascido. O Rio é o Rio de todos os brasileiros por ser uma estrela com vocação para o sucesso, pela beleza de  suas matas, de seus mares, dos seus rios, do seu povo espetacular, da sua roda de samba, dos esportes. Quem não aprecia estar na Cidade Maravilhosa?

Rio 2016 é a bandeira de todos nós brasileiros e a Rede Ecoturismo de Comunicação Social faz a sua parte e junto com sua parceria com a Confederação Nacional do Turismo (CNTur), vai ajudar a trabalhar na divulgação e capacitação de milhares de trabalhadores do turismo para a Copa 2014 e Olimpíadas 2016.

No último dia 3, foi inaugurado o quadro Esportes, Turismo e Inclusão Social na TV Ecoturismo e, na estréia, escalou a abertura da Copa Libertadores Feminina na Vila Belmiro em Santos para dar o pontapé inicial com Marta, Cristiane e suas súditas, as peixeiras da Vila, lançando o desafio de tudo isto com Sustentabilidade, para evitar o aquecimento global que assola toda a humanidade.

Mas, viva o Rio de Janeiro, viva o Brasil, rumo a uma nova era de desenvolvimento e sustentabilidade plena.

Hércules Góes"


Este texto não está mal redigido, ele está muitíssimo mal redigido!! Tenta escrever dificil, o pior é que se diz jornalista...não deve ter aprendido que em jornalismo, se deve escrever de forma objetiva, simples e direta!!
0 Responses