15 mil garrafas de plástico na decoração de Natal em Cubatão






Enfeites em forma de árvores, estrelas, animais, bonecos, anjos; iluminados e coloridos, com alturas variando entre 3 e 5 metros e todos feitos com garrafas de plástico (pets). Essa será a base da decoração de Natal em Cubatão, este ano, dentro de um projeto especial, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cubatão (Acic) e diversos outros segmentos da comunidade, como as agremiações carnavalescas. Pela administração municipal, estão envolvidas diretamente as secretarias de Indústria, Comércio Porto e Desenvolvimento (Semic); da Educação (Seduc); Meio Ambiente (Semam), Assistência Social (Semas) e Cultura (Secult), além da Empresa Cubatense de Urbanização e Saneamento (Cursan).


O projeto, cujo nome será escolhido nos próximos dias, após consulta aos estudantes da rede municipal de Ensino, começou a ser debatido no primeiro semestre e, no próximo dia 26, quarta-feira, começa a coleta de garrafas nas escolas e estabelecimentos comerciais. Um caminhão da Secretaria da Educação será mobilizado para este trabalho, que se repetirá todas as quartas-feiras.

A meta, segundo Ricardo Cretella e Gilmar Balbino dos Santos, da Semic, coordenadores do projeto, é coletar 15 mil garrafas, suficientes para fazer os enfeites que ficarão nos seguintes pontos estratégicos: viaduto 31 de Março, no Jardim Casqueiro; Estação das Artes, na Vila Nova; Paço Municipal, no centro, e na rotatória da Avenida Plínio de Queiroz, área industrial. São locais de grande visibilidade e movimento de pessoas e veículos, e propícios para abrigar os enfeites, que serão de grandes dimensões, explicaram Ricardo e Gilmar.

Santa Fé - O projeto é inspirado em uma experiência que deu certo no município paulista de Santa Fé do Sul, situado quase na divisa com o estado de Mato Grosso. Ali, desde 2006, os enfeites natalinos públicos têm como matéria prima as garrafas de plástico vazias e acabaram tornando-se uma atração turística da cidade. "Visitamos Santa Fé para termos idéia da técnica utilizada e que, temos certeza, será enriquecida com a criatividade dos artistas cubatenses", disse Ricardo Cretella, diretor de Indústria e Comércio da Semic. Para isso, haverá a participação do corpo artístico da Estação das Artes e de artesãos das escolas de samba locais.

Os 21 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino já vêm sendo mobilizados para atuarem na coleta de material. Começaram a receber instruções sobre como devem proceder. Eles deverão levar para a escola, de casa, os recipientes limpos e sem amassaduras ou cortes.

Educação - Além de incentivar o espírito natalino e embelezar a Cidade nas festas de fim de ano, o projeto tem, também, como objetivo, a educação ambiental. "Todos sabemos os danos que o material plástico causa ao ambiente. Diariamente, milhares de garrafas vazias são jogadas em matas e mananciais. Ora, para cada garrafa que destinarmos ao nosso projeto de decoração natalina, haverá uma garrafa a menos em nossos rios e mangues", afirmou Gilmar Balbino, chefe de divisão da Semic.

Paulo Mota 
Assessoria de Imprensa de Cubatão

0 Responses