A verdadeira Sustentabilidade

Ecoturismo & Sustentabilidade

Tenho que confessar que toda essa atenção que as “políticas verdes” têm atraído sobre si, tem sido muito interessante sobre o ponto de vista do nosso planeta Terra. Ficou mais fácil conseguir patrocínio, parceiros, clientes, consumidores, atenção e até mesmo amigos, quando pronunciamos a palavra sustentabilidade em meio a longas frases que parecem não ter sentido nenhum. O que quero dizer é que muitas pessoas que tem falado sobre o tema, não são ativistas da causa e muito menos sabem do que estão falando ou esboçam alguma real preocupação.

Sustentabilidade, normalmente, se refere à capacidade de resistir. Na biologia a palavra descreve como sistemas biológicos permanecem diversificados e produtivos através dos tempos. Para os humanos é o seu potencial para a manutenção duradoura do bem estar, que por sua vez, depende do bem estar do mundo natural e do uso responsável dos recursos naturais.

Sustentabilidade tem se tornado um termo bem abrangente que pode ser aplicado a quase todas as facetas de vida na Terra, de uma escala local a global e por vários períodos de tempo. Florestas e mangues são exemplos de sistemas biológicos sustentáveis. Ciclos químicos invisíveis redistribuem água, oxigênio, nitrogênio e gás carbônico através dos sistemas vivos e não-vivos, e se tem sustentado a vida por milhões de anos. Como a população tem aumentado, ecossistemas naturais têm diminuído e a mudança na balança dos ciclos naturais tem tudo um impacto negativo tanto nos seres humanos como nos outros seres vivos.

Hoje em dia existem muitas evidências científicas que provam que a humanidade está vivendo de maneira não-sustentável. Retornar ao patamar de sustentabilidade da Terra vai requerer um grande esforço coletivo. Maneiras de se viver mais sustentável podem ter várias vertentes que vão desde reorganizar a condição de vida, reformular setores econômicos ou modos de trabalho, usando a ciência para desenvolver novas tecnologias para se ajustarem nos estilos individuais de vida.

O fato é que o design da Terra é sustentável, e foi à ação humana que distorceu o projeto inicial. Então, se faz mais que necessário reparar os danos causados a nossa casa.

No Brasil virou moda ser sustentável, e essa palavra sempre aparece associada com o fato de fazer algo bom ou caridade. Todavia, ser sustentável é ser justo e agir de maneira sustentável é pensar em sua vida.

Quando estava na África, no norte de Moçambique, percebi que o modo de vida de um vilarejo era altamente sustentável. Práticas de fazer inveja a qualquer marketeiro camuflado de ativista! Quando elogiei que eles estavam lutando pelo planeta, eles me responderam: Muzungo, estamos lutando por nossa vida.

Espero que vocês vivam com alegria a simplicidade que é ser sustentável.
Muzungo = homem branco.

Leonardo Picarelli
Colunista da Revista Online Ecoturismo & Sustentabilidade
1 Response
  1. Anônimo Says:

    Gostei muito da matéria !