Ativistas do Greenpeace escalam Coliseu para pedir acordo em Copenhague


Um grupo de ativistas do Greenpeace escalou nesta quarta-feira (9) o Coliseu de Roma para exibir um cartaz pedindo a assinatura de um acordo histórico na cúpula da ONU sobre mudança climática (COP-15), que acontece em Copenhague.

O protesto teve o respaldo do prefeito de Roma, Gianni Alemanno, que foi ao Coliseu para dar seu apoio aos ativistas e compartilhar seus pedidos.

"Acordo histórico já", dizia a mensagem em italiano e inglês no cartaz de aproximadamente 300 metros quadrados desdobrado por oito ativistas da organização. Eles subiram na parte mais alta do famoso anfiteatro romano.

"Se os líderes do mundo não atuarem agora para diminuir o efeito estufa, o planeta enfrentará uma extinção em massa de espécies animais e vegetais", afirmou o responsável pela campanha Energia e Clima do Greenpeace na Itália, Francesco Tedesco.

O prefeito da capital italiana disse que o protesto foi "espetacular e significativo". Ele acrescentou que "cria um clima positivo perante a cúpula de Copenhague, que não pode incluir só quem participa, governos e instituições, mas tem que estar acompanhada também do consenso da opinião pública".

Alemanno brincou com os membros do Greenpeace, dizendo que podiam contar com ele para qualquer iniciativa do tipo, pois é "apaixonado por escalada".

Agência EFE
0 Responses