Natal ecológico em Cubatão

Ecoturismo & Sustentabilidade

Ecológica - Já está sendo instalada na cidade a decoração natalina baseada em materiais reciclados, principalmente 20 mil garrafas PET, com a estilização de árvores de Natal, bonecos de neve e outros enfeites, que além de auxiliar na conscientização quanto à importância da preservação ambiental, reduzindo a deposição de lixo na Natureza, ainda permitiu geração de renda para 16 mães que são chefes de família.

Essas artesãs (todas ex-alunas da Fábrica da Comunidade) estão recebendo R$ 1.200,00 cada uma, para a confecção de um total de 13 peças decorativas com até sete metros de altura, além de outros 300 enfeites, nestes últimos dois meses.

“Além de estarmos contribuindo para a melhoria do ambiente, estamos promovendo qualidade de vida para as pessoas envolvidas no projeto. Para o próximo ano, a idéia é iniciar o projeto mais cedo e envolver muito mais pessoas da comunidade”, ressaltou a secretária de Assistência Social, Erenita Maria Barbosa.

A idéia já encontra adeptos, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lapa, na Avenida Nove de Abril, que também recebeu decoração natalina confeccionada com materiais recicláveis (como cerca de 7.000 garrafas PET), inclusive um presépio criado pelos paroquianos. “Nós fizemos a nossa parte. É a fé beneficiando o ambiente. São sete mil garrafas a menos degradando o solo”, disse a respeito a coordenadora do projeto, Maria de Fátima Custódio Simões, que convida o público a conhecer esse trabalho.

A Fábrica da Comunidade, por sua vez, está realizando no saguão do prédio da Prefeitura, no Paço Municipal, a Expo-Natal, que prossegue até o dia 11 de dezembro, das 8 às 17 horas, para a comercialização de produtos natalinos confeccionados pelas artesãs-alunas.

A Prefeitura também está promovendo a iluminação festiva de diversos locais, como a Biblioteca Municipal, o Parque Anilinas, a Estação das Artes, a Avenida Nove de Abril, a Praça Independência (Jardim Casqueiro), o Trevo de Acesso ao Jardim Casqueiro e especialmente a Praça dos Emancipadores, no Centro.

Assessoria de Imprensa de Cubatão
0 Responses