"Não há mais tempo a perder em relação ao clima", diz Obama

Ecoturismo & Sustentabilidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, garantiu nesta sexta-feira (18) que os Estados Unidos vão contribuir com a diminuição das metas climáticas definidas em Copenhague e se esforçar para obter os US$ 100 bilhões para financiar o fundo climático. "Não há mais tempo a perder em relação ao clima", disse ele em discurso realizado no último dia da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), na Dinamarca. "Não vim aqui para conversar, mas para agir".

Obama fez uma crítica aos países em desenvolvimento - também em resposta ao discurso do presidente Lula - que pensam que as nações ricas devem pagar mais do que as outras. "Algumas nações ricas acham que os países em desenvolvimento também devem contribuir mais porque elas estão em crescimento efetivo e liberando bastante CO2", afirmou.

Segundo ele, a questão agora não é a natureza do desafio, mas a capacidade de enfrentá-lo. "Nós renovamos as nossas metas nas negociações sobre a mudança climática, colocando nossa população para trabalhar e incentivando a energia limpa", disse. "A maneira como nós produzimos e usamos a energia é essencial para a economia americana", disse.

Apesar de ainda não ter sido assinado um acordo satisfatório, as nações reunidas no Bella Center costuraram um texto-base que propõe um fundo de US$ 100 bilhões por ano até 2020 para ajudar os países pobres a lidarem com a mudança climática e a busca por limitar o aquecimento em 2°C acima dos níveis pré-industriais.

Os chefes de Estado e de governo reunidos na reunião agurdaram quase duas horas até que Barack Obama chegasse ao centro de convenções para realizar seu discurso.

O presidente americano chegou somente nesta sexta-feira a Copenhague para participar do último dia de reunião da cúpula climática (COP-15) e se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os primeiro-ministros da Dinamarca, Lars Lokke Rasmussen, e da China, Wen Jiabao, além do presidente da Rússia, Dmitri Medvedev.

Obama ficará na capital dinamarquesa durante apenas um dia e sua visita é esperada como última chance de destravar negociações nas quais Washington e Pequim mantêm posturas de enfrentamento para a assinatura do acordo de redução de emissões.

COP-15
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, de 7 a 18 de dezembro, que abrange 192 países, vai se reunir em Copenhague, na Dinamarca, para a 15ª Conferência das Partes sobre o Clima, a COP-15. O objetivo é traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa após 2012, quando termina o primeiro período de compromisso do Protocolo de Kyoto.

Redação Terra
0 Responses