Imagem mostra vulcões vizinhos em erupção na Rússia

Em uma imagem obtida por satélite e divulgada pela Agência Espacial Americana (Nasa) dos Estados Unidos, dois vulcões russos vizinhos são mostrados entrando em erupção ao mesmo tempo. Por mais surpreendente que a foto possa parecer, as erupções simultâneas dos vulcões Klyuchevskaya e Bezymianny, localizados na península de Kamchatka, nordeste da Rússia, não são assim tão chocantes, de acordo com o geólogo James Quick, da Universidade Metodista do Sul, no Texas.

"Os vulcões na região da península de Kamchatka são muito ativos, e por isso não há nada de incomum em que mais de um deles esteja em erupção ao mesmo tempo", disse Quick.

Na verdade, a estreita proximidade entre os dois vulcões eleva, e não reduz, a probabilidade de que venham a entrar em erupção de maneira uníssona, de acordo com o pesquisador americano.


Ainda que não exista um "grande lago ou tubulação de lava" que os conecte, disse Quick, os vulcões estão localizados na mesma zona ativa de subdução, na qual uma placa tectônica mergulha por sob a placa adjacente. Assim, se o atrito entre as placas faz com que calor, lava, gás ou cinzas cheguem à superfície por meio de um dos vulcões, a probabilidade de que o mesmo aconteça no vulcão vizinho é considerável.

Entre os mais ativos vulcões do planeta

A recente erupção simultânea começou no dia 11 de fevereiro, quando o Klyuchevskaya, um vulcão com altitude de 4.835 metros entrou em erupção. Pedaços de rocha incandescente foram arremessados a mais de 300 metros de altura, e uma alta coluna de gás e vapor surgiu e subiu até uma altitude de seis quilômetros acima do nível do mar.

Mais ou menos no mesmo momento, o Bezymianny, um vulcão com altitude de 2.882 metros, estava lançando uma coluna de vapor e gás menor e menos espessa do que a do monte vizinho, mas ainda assim perigosa para aeronaves em voo baixo.

Os vulcões da península de Kamchatka estão entre os mais ativos do planeta, em parte porque se localizam à beira do chamado "Anel de Fogo do Pacífico" - um arco de atividade sísmica intensiva que se estende rumo ao norte do Chile até o Alasca, e de lá atravessa o oceano rumo a oeste, até o Japão, e rumo sul, para o Pacífico Sul.

20 vulcões em erupção ao mesmo tempo?

Em escala mundial, erupções vulcânicas simultâneas são um acontecimento recorrente. De acordo com o Programa Mundial de Vulcanismo, da Smithsonian Institution, a qualquer dado momento existem 20 erupções vulcânicas em curso simultaneamente em todo o planeta. Algumas dessas, como a do vulcão italiano Stromboli, existem em forma de erupções permanentes por mais de mil anos.

"Em um dado momento de 2005, existiam cinco erupções em curso nos Estados Unidos, todas ao mesmo tempo", disse Quick.

"Tínhamos uma erupção no Havaí, outra nas ilhas Marianas, uma no Monte St. Helens (na costa noroeste dos Estados Unidos) e duas no Alasca. Quem decidisse observar todos esses vulcões ao mesmo tempo, os encontraria todos em erupção", afirmou.

National Geographic 
Foto: Divulgação
0 Responses