WWF-Brasil, Greenpeace e SOS Mata Atlântica convidam jornalistas para o workshop sobre Código Florestal

Ecoturismo & Sustentabilidade

O Código Florestal (Lei 4.771/65) é um dos mais importantes pilares para a conservação dos ecossistemas terrestres e aquáticos brasileiros e para uma agricultura sustentável. Mesmo assim, estão em trâmite no Congresso Nacional propostas para desfigurá-lo.


Essas propostas querem reduzir a reserva legal da Amazônia de 80% para 50% e, em alguns casos, extingui-la; flexibilizar as Áreas de Preservação Permanente (APPs), como margens de rios e lagoas e encostas; anistiar os crimes ambientais; ampliar possibilidade de compensação, não sendo obrigatório compensar o dano no local onde ele foi feito; e dar autonomia aos estados para que legislem sobre suas florestas.

Com o objetivo de esclarecer aos jornalistas o outro lado da história e provar, com base em análises e estudos científicos, a alta relevância da manutenção do Código em vigor, o WWF-Brasil, Greenpeace e SOS Mata Atlântica organizaram o workshop “O Código Florestal preservado: condição para o desenvolvimento brasileiro”. No dia 3 de maio, segunda-feira, entre 10hs e 18hs, repórteres de todo o Brasil e correspondentes internacionais vão acompanhar palestras de renomados pesquisadores e técnicos de diferentes instituições.

Entre os tópicos abordados na pauta do dia, estão: histórico de resistência à mudança no Código Florestal e análise sobre a atual situação; previsão de cenários sobre possíveis impactos no clima, biodiversidade, economia florestal e agricultura familiar caso as modificações sejam aprovadas e motivos científicos do conjunto de leis. Os organizadores acreditam que capacitar os jornalistas com informações é um importante subsídio para a cobertura de pautas relacionadas, que, certamente, vão se intensificar no decorrer dos próximos meses.

WWF-Brasil
0 Responses