Waldez inaugura Centro Cultural Franco Amapaense

Ecoturismo & Sustentabilidade

O Governo do Amapá inaugurou, no mês de agosto, o Centro Cultural Franco Amapaense. A construção do centro é resultado da parceria do Governo do Amapá e do Governo Francês. “A inauguração do centro é mais que um acordo, é a oportunidade de integração entre duas culturas. Aconteceram muitos encontros, hora na França, hora em Brasília e finalmente o Amapá teve a oportunidade de sediar um encontro como este. A próxima etapa será a construção do Centro Brasileiro na Guiana Francesa”, comemorou o governador Waldez Góes.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do ministro Zavier Laperry de Cabane, encarregado de negócios da embaixada da França; Carlos Alfredo Lazari, assessor internacional da Casa Civil que representou a ministra Dilma Russef; embaixadora Elisabeth Beton-Delegue, diretora das Américas e do Caribe do Ministério dos Assuntos Estrangeiros e Europeus da França; Fabienne Mathuran-Brouard, prefeita de San Jorge; Daniel Ferey, prefeito da Guiana Francesa entre outras autoridades do estado.

De acordo com a diretora do Departamento da Europa do Ministério das Relações Exteriores brasileiro, embaixadora Maria Edileuza Fontenele, a inauguração do Centro é a expressão da excelência do relacionamento entre Brasil e França; a Guiana e o Amapá. O centro assim como a ponte que está sendo construída são exemplos concretos do laço de amizade entre os países.

O governador Waldez Góes descerrou as placas junto com o prefeito da Guiana Francesa Daniel Ferey e o prefeito de Macapá Roberto Góes. As placas homenageavam autoridades amapaenses e francesas. “Temos que celebrar a inauguração do centro que simboliza o fruto do querer político entre Brasil e França”, enfatizou o prefeito da Guiana. “Estou muito orgulhosa porque a França a partir de agora está representada nesta imensidão que se chama Brasil. Com esta grande fronteira que temos em comum, a cooperação nos deixará ainda mais próximos. O centro é um exemplo da cooperação desse acordo transfronteiriço que foi assinado às margens do Rio Oiapoque, que ainda guardo na memória”, celebrou a prefeita de San Jorge, Fabienne Mathuran-Brouard.

A obra foi executada com recursos do Governo do Estado do Amapá e equipada com recursos do Governo Francês. O prédio tem pavimentação em granito e forro em PVC. No térreo são cinco salas administrativas, um salão para eventos e dois conjuntos sanitários. O pavimento superior é composto de copa, cozinha, seis salas administrativas, cinco conjuntos sanitários, abastecimento de água e energia elétrica, calçamento frontal com canteiros gramados, palmeiras, plantas ornamentais da região e iluminação em postes ornamentais. A pintura do prédio levou as cores azul, vermelho e branco.

Centro Cultural Franco Amapaense vai realizar intercâmbio
O Governo do Estado, através do Centro Cultural Franco Amapaense vai receber no mês de setembro, cerca de 20 professores que chegarão ao Estado para realizar curso de intercâmbio. Os mestres irão trocar informações com a equipe amapaense, quanto a importantes melhorias na metodologia para o aprendizado bilíngüe (francês e português).

Segundo a diretora do Centro, Dalvaci Martins, a partir de agora, todos os projetos na Gerência de Cooperação Internacional da secretaria de Estado da Educação serão repassados para coordenação do Centro Cultural Franco Brasileiro. O objetivo é dinamizar a cultura, educação e popularizar o ensino da língua e cultura francesa. Hoje o idioma francês é ensinado como segunda língua em quase todos os municípios do Amapá. Apenas Laranjal do Jari não conta com o ensino da língua, pois segundo Dalvací, não há professores habilitados no município.

Ela explicou que este ano uma turma com 20 professores amapaenses realizou intercâmbio e que trouxeram muitas novidades da Guiana Francesa. O Centro Cultural Franco Amapaense nasceu de um projeto assinado em 2003 entre os Governos do Brasil e da França e já tinha como meta expandir o diálogo de concretização bilateral. Segundo o governador Waldez Góes, a parceria foi fundamental na construção do espaço “O prédio foi construído com recursos do Estado, mas foi todo equipado com recursos do Governo Francês. Este é um grande passo que damos hoje, com diálogos bilaterais e expectativas de muito trabalho conjunto em todas as áreas e desenvolvimento para todos” conclui Waldez.

A diretora do Centro Cultural, Dalvaci Martins, explicou que o Centro foi projetado para atender a todas as áreas da cultura, tecnologia e conhecimento. As cinco salas do Centro Cultural são multi-funcionais. As salas de reuniões e conferências se transformam em salas de música e teatro A cozinha vira oficina de culinária, com sabores da gastronomia francesa. A sala de dança vira camarim para apresentações no Auditório, que também vira teatro e cinema para apresentações de películas francesas e brasileiras.

O Centro ainda conta com sala de estudos e Biblioteca. “Nossa agenda está bem cheia, nem bem inauguramos e já temos eventos marcados de agosto até dezembro. Teremos muitas atrações regionais e internacionais e o público deve ficar esperto para nossos cursos e oficinas de capacitação. Teremos oficinas de conversação em francês, apresentação de teatro, tudo de graça para a população e apresentações especiais para as escolas” conclui Dalvaci.

Revista Ecoturismo
0 Responses